INSTALAÇÃO HIDRÁULICA

Assistência Hidráulica

Instalações hidráulicas

O termo é popular, mas ainda soa técnico para muitas pessoas que não lidam com a área de Engenharia, Construção e demais nichos em que instalações hidráulicas são comumente destacadas. De fato, embora seja um sistema presente na maioria dos prédios, empresas e residências, é difícil entender como funciona na prática e qual sua real importância para o funcionamento de máquinas em vários níveis. É justamente isso que esse post vai explicar, para que você se familiarize e pense no quanto faz diferença ter instalações hidráulicas potentes e com o máximo aproveitamento!

O que é um sistema hidráulico?

Os sistemas hidráulicos podem ser encontrados hoje em uma ampla variedade de aplicações, desde pequenos processos de montagem - residenciais ou prediais - até aplicações integradas de usinas de aço e papel. A hidráulica permite ao operador realizar um trabalho significativo com um investimento mínimo em ligação mecânica. De acordo com a Lei de Pascal, seu princípio é realizado em um sistema pelo fluido hidráulico, que é usado para transmitir a energia de um ponto a outro. Quase incompressível, ele é capaz de transmitir energia instantaneamente para qualquer equipamento, gerando procedimentos eficazes e garantindo seu funcionamento.

É difícil explicar isso de uma maneira que não seja tão técnica, mas, de fato, as instalações hidráulicas compreendem sistemas básicos que usamos no dia a dia: redes de abastecimento de água, tubulações de gás, coleta de esgoto, entre outros, primordiais para diversos lugares, garantindo a disponibilidade de recursos para todos.

Em um condomínio, por exemplo, é essencial se atentar a essas estruturas para que os moradores não sofram com a falta de abastecimento, logo, observações e manutenções preventivas tornam-se fundamentais e, sobretudo, frequentes.

Para saber mais, conheça os principais componentes de um sistema hidráulico:

Componentes do Sistema Hidráulico

Reservatório

A finalidade do reservatório hidráulico é manter um volume de fluido, transferir calor do sistema, permitir contaminantes sólidos para assentar e facilitar a liberação de ar e umidade do fluido.

Bomba

A bomba hidráulica transmite energia mecânica em energia hidráulica. Isto é feito pelo movimento de fluido que é o meio de transmissão. Existem vários tipos de bombas hidráulicas incluindo engrenagem, palheta e pistão. Todas estas bombas têm subtipos diferentes destinados a aplicações específicas, tais como uma bomba de pistão de eixo dobrado ou uma bomba de palheta de deslocamento variável. Todas as bombas hidráulicas trabalham com o mesmo princípio, que é deslocar o volume do fluido contra uma carga ou pressão resistente.

Válvulas

As válvulas hidráulicas são usadas em um sistema para iniciar, parar e direcionar o fluxo de fluido. As válvulas hidráulicas são constituídas por cavilhas ou bobinas e podem ser acionadas por meios pneumáticos, hidráulicos, elétricos, manuais ou mecânicos.

Ficou mais claro? Pode parecer complicado lidar com esses sistemas, mas quem precisa tomar conta das instalações hidráulicas de um prédio, condomínio, empresa ou qualquer outro empreendimento, precisa entender o básico para mantê-los funcionando com todo o potencial. Para ajudar, dá para contar com empresas especializadas que realizam serviços ligados a todas essas estruturas, como a HR Bombas. Para uma manutenção completa, conserto de bombas e prevenções, entre em contato com a empresa, conheça os serviços e agende uma visita. Não espere o problema aparecer, busque as melhores soluções sempre!

Redes Sociais

Acesse nossas redes sociais

Buscador

Localização

Contato

Ligue agora:
(11) 4071-3040

Whatsapp:
   (11) 9.4777-3985

hrbombas@hrbombas.com.br